Menu

Notícias e Novidades

publicado em 29 de outubro de 2020

Procuradora relata como superou o câncer de mama: “eleve o pensamento à cura”

 

Ethienne Gaiao é procuradora do Estado de MT e em 2014 descobriu que tinha câncer de mama (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Qual é o segredo para enfrentar uma doença terrível e mesmo assim se manter otimista? A procuradora do Estado de Mato Grosso, Ethienne Gaiao, 42, afirma que o antídoto para o câncer de mama é sempre manter a “esperança e a vontade de viver”.

Em 2014, ela descobriu por meio de exames preventivos que estava com um nódulo na mama. “No primeiro momento não acreditei, porque a doença é silenciosa. Eu não sentia nada”.

Ethienne relata que ficou surpresa, ao mesmo tempo em que foi tomada pelo sentimento de impotência diante da doença. “Não havia nada a ser feito, senão aceitar o diagnóstico com coragem”.

Depois de encarar a realidade, a advogada pública que atua na Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso (PGE-MT) iniciou o tratamento, que teve duração de dois anos. “Foi um período de altos e baixos por conta dos efeitos dos medicamentos. Hoje já superei a doença e me sinto muito grata a Deus por me dar a chance de continuar vivendo”.

Às mulheres que estão enfrentando o câncer de mama, a procurada deixa a mensagem: “a esperança e a vontade de viver são antídotos contra o medo da doença. É importante elevar os pensamentos à cura!”.

Prevenção

O mês de outubro – dedicado à prevenção do câncer de mama – está encerrando, mas a saúde requer cuidados todos os dias. A recomendação por exames preventivos, alinhado a um estilo de vida saudável continua valendo.