Foi empossado na tarde desta segunda-feira (2) o novo procurador-geral do Estado. Francisco de Assis da Silva Lopes assumiu o cargo durante uma sessão solene, realizada pelo Colégio de Procuradores, na sede da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Francisco substitui a procuradora Gabriela Novis Neves Pereira Lima, que deixou o cargo no último dia 31 de dezembro.
Além do apoio dos servidores, Lopes recebeu uma manifestação favorável da Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso (Apromat), representada pela integrante da Comissão de Contas da Entidade, Glaucia Amaral, e pelo diretor de subsedes do interior, Bruno Homem de Melo.
“O novo procurador-geral tem a experiência de toda a instituição, conta com uma carreira sólida e o nosso desejo é de muito sucesso. O sucesso do procurador-geral representa o sucesso da instituição. Trata-se de alguém que sempre aceitou os encargos e desafios da carreira e transmite a todos uma enorme tranquilidade”, afirmou Glaucia.
A sessão foi presidida pelo decano da PGE, Luiz Carlos Pinheiro, que destacou os feitos de Gabriela e desejou sucesso a Lopes. “Gabriela teve uma gestão profícua, colheu frutos e teve uma gestão abençoada. Em relação ao novo procurador, nosso otimismo é o mesmo, nossa fé e nossa expectativa são as mesmas”.
O fato de Pinheiro, decano da PGE, ter presidido a sessão solene foi destacado pelo procurador Patrick Ayala, que lembrou que a iniciativa foi resgatada por José Victor Gargaglione, que faleceu em dezembro do ano passado. “Este simbolismo resgatado por ele faz com que nos lembremos de quem somos”, pontuou Ayala, que foi procurador-geral em 2015.
Outro antecessor que manifestou apoio a Lopes foi o atual secretário de Fazenda, Rogério Gallo, procurador de carreira. “Todos os procuradores-gerais fizeram, no seu tempo, o seu melhor. Nos inserimos de forma definitiva na administração pública e temos que ocupar nosso espaço”.
Ao agradecer as manifestações de apoio, o novo procurador-geral salientou que apenas atuando em conjunto, os integrantes da PGE, procuradores e servidores, conseguirão manter a instituição em uma posição de protagonismo na administração pública. “Com a união de todos, a PGE será mais forte. Passaremos por diversos desafios, mas com o diálogo resolveremos todos”.
Francisco de Assis da Silva Lopes é formado em Direito pela Faculdade de Direito de Presidente Prudente, no estado de São Paulo. É procurador do Estado desde 2002 e ocupava o cargo de Subprocurador-Geral da Subprocuradoria-Geral Administrativa e de Controle Interno, antes de assumir a função.
Fotos: Christiano Antonucci