A Escola Superior da Advocacia Pública de Mato Grosso (ESAP-MT) deu início nesta segunda-feira (1º) ao 2º Encontro Multidisciplinar, que terá programação de palestras, painéis e workshops ao longo de todo este mês de julho. A palestra de abertura foi ministrada pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Ouvidor Nacional de Justiça, Marcello Terto e Silva, que tratou sobre “Advocacia pública: novo tempo, nova postura e novas nuances institucionais”.
“A ideia é aproveitar este espaço, proporcionado pela ESAP-MT e pela Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso (Apromat), para analisar o contexto em que nos inserimos como sistema de justiça, não apenas como advocacia, avaliando o que o Poder Judiciário tem a oferecer a partir das políticas nacionais concebidas pelo CNJ, e a partir disso, enfrentar outro ponto que é a identidade do advogado e da advocacia pública, e seu papel para aprimorar e racionalizar o sistema de Justiça Brasileiro”, destacou Marcello.
O Procurador-Geral do Estado de Mato Grosso, Francisco Lopes, recebeu os convidados e destacou a importância do 2º Encontro Multidisciplinar para a formação continuada dos Procuradores do Estado, assim como dos demais profissionais do direito presentes no evento, como magistrados, advogados privados e demais servidores públicos. “A cada edição, temos conseguido realizar um encontro com importantes juristas brasileiros e regionais, o que é motivo de grande honra para nós da PGE-MT”.
Para o presidente da Apromat, Igor Veiga Carvalho Pinto Teixeira, o 2º Encontro Multidisciplinar da ESAP-MT, vinculada à Apromat, é muito importante, pois expande as funções da associação para fins acadêmicos. “Nossa escola foi revitalizada em 2017 pelo procurador Leonardo Vieira, e nós estamos nesse trabalho de realização de cursos e publicações para fomentar a educação e melhorar continuamente os procuradores, advogados, juízes, defensores públicos, estagiários e servidores da casa. É uma forma de alinhar teoria com prática. É uma honra ser presidente e estar contribuindo para a educação”.
“A ESAP-MT está comprometida em promover um encontro que traga ao debate temas contemporâneos do Direito em suas diversas disciplinas, proporcionando aos participantes uma verdadeira imersão que é fundamental para a formação continuada e para o aprimoramento profissional”, destaca Yuri Nadaf, procurador do Estado e diretor da ESAP-MT.
A ex-presidente da Apromat, a procuradora do Estado Glaucia Amaral, participou da palestra de abertura e presidiu a mesa, intermediando a palestra com o Conselheiro Marcello Terto. “Tenho a honra de estar nesta mesa, na aula inaugural deste curso, apresentando o Dr. Marcelo Terto e Silva, a quem já conheço de tantas lutas e batalhas pelo fortalecimento da advocacia pública”.
O primeiro dia do Encontro também contou com a palestra “Inovações de Mato Grosso em contratos administrativos de obras públicas e concessões”, ministrada pelo Secretário Adjunto de Logística e Concessões de Mato Grosso, também Procurador do Estado, Caio Albuquerque.
“Este encontro é essencial porque reúne várias disciplinas do Direito e permite uma visão ampla do que está acontecendo e do que é interessante trazer para a prática profissional. Mato Grosso é um expoente nacional nos contratos administrativos, com inovações que estão sendo replicadas por outros Estados”, enfatizou.
2º Encontro Multidisciplinar
O encontro seguirá com programação até o dia 25 de julho, com palestras em formato híbrido, tanto online quanto presenciais. Esta edição conta com o apoio institucional da Escola Superior da Magistratura Mato-grossense (Esmagis-MT) e patrocínio do Instituto Nacional do Protesto de Títulos (Inprot), Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Fórum Agro MT, Sistema Federação da Agropecuária de Mato Grosso (Famato) e Grupo Bom Futuro.