O futuro da advocacia pública foi o eixo central de um bate papo realizado para comemorar o Dia do Procurador do Estado de Mato Grosso. Celebrado em 21 de maio, dia em que a carreira foi instituída no Estado, a data é sempre marcada por uma reflexão acerca dos desafios da profissão, além da confraternização entre os integrantes da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
Para a presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso (Apromat), Glaucia Amaral, as discussões realizadas nestes encontros são muito importantes, uma vez que a advocacia pública passa por grandes transformações. “Está em curso a mudança do perfil dos processos, com a migração para uma plataforma eletrônica. Além disso, houve a modernização do sistema de cobrança da dívida ativa, além de decisões recentes do Supremo Tribunal Federal (STF) que impactam diretamente a carreira”.
Para falar aos presentes ao evento, foram convidados os procuradores Whady Lacerda e Julyana Lannes Andrade.
Também presente ao evento, o procurador-geral, Francisco Lopes, ressaltou a importância da atuação dos procuradores na defesa do interesse e do patrimônio públicos. “Na ação civil pública existe uma política a ser seguida, mas que nem sempre agrada a todos ou é de fácil entendimento. Não podemos deixar que outro órgão faça o papel do poder executivo, isso é defesa do interesse e do patrimônio público”, afirmou.