A Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso (APROMAT) vem a público manifestar sua total e irrestrita solidariedade ao Procurador do Estado de Rondônia, Matheus Carvalho Dantas, ameaçado de morte por um deputado estadual e o líder de um esquema criminoso de grilagem de terras por conta de sua atuação na defesa do interesse público.
A trama criminosa para matar Dantas foi revelada em uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo, que tornou público diálogos que fazem parte de uma investigação da Polícia Federal a respeito do esquema.
Causa perplexidade e repulsa tomar conhecimento de que um deputado estadual, eleito para atuar em prol da população, além de buscar burlar e transigir a lei, seja capaz de ato tão covarde, como tramar a morte de alguém que pauta sua atuação no cumprimento da legislação.
Vivemos em uma democracia e o Estado Democrático de Direito não admite sob nenhuma hipótese ameaças a quem atua em defesa da lei e de um bem que pertence a todos nós que é o meio ambiente.
Por este motivo, os Procuradores do Estado de Mato Grosso manifestam seu apoio e sua solidariedade a Dantas e seus familiares, vítimas de uma trama vil e criminosa.
Glaucia Amaral
Presidente da APROMAT