Já está empossada a nova diretoria da Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso (Apromat), com mandato até 2021. A transmissão do cargo ocorreu na última sexta-feira (29), na sede da Procuradoria Geral do Estado (PGE), e contou com a presença de diversos procuradores, entre eles atual chefe do órgão, que desejou sucesso à nova gestão.
Com isso, a procuradora Glaucia Amaral, que havia sido presidente por cinco mandatos, volta ao comando da entidade. Em seu discurso de posse, ela defendeu o fortalecimento do associativismo como única alternativa válida para assegurar as prerrogativas e os direitos que a carreira possui, além de alcançar outros avanços.
Uma de suas primeiras tarefas, neste sentido, passa pelo fortalecimento da Escola Superior da Advocacia Pública (ESASP). “O funcionamento da escola de forma ainda mais efetiva mostrará para a sociedade qual o papel dos procuradores na administração pública e sua importância para o fortalecimento do Estado”.
Ela ainda lembrou de recentes decisões tomadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), todas no sentido de assegurar as prerrogativas concedidas pela Constituição à carreira dos procuradores. “Esta unicidade na representação do Estado é um direito do cidadão que não pode receber uma orientação diferente a cada porta que bata”, finalizou a nova presidente que fez questão de parabenizar a gestão que se encerrava.
Agora na condição de ex-presidente da Apromat, Rodrigo Carvalho elencou as diversas conquistas da entidade nos últimos anos, e disse confiar que a gestão que se inicia também trará avanços para a carreira. “Cada um coloca um tijolo por vez, assegurando que este trabalho não pare”.
Para o procurador-geral do Estado, Francisco de Assis da Silva Lopes, a Apromat é um importante instrumento para o fortalecimento da carreira. “Nosso gabinete está aberto a todos os procuradores e à Apromat”, pontuou.
Ao todo, foram eleitos no mês passado 11 integrantes da nova diretoria. Eles receberam 93% dos votos, na condição de chapa única para o pleito.
Confira abaixo os novos diretores da Apromat.
Glaucia Amaral – Presidente
André Xavier Ferreira Pinto – Vice-presidente
Hugo Fellipe Martins de Lima – Secretário-geral
Renato Boart Pessanha – Diretor Financeiro
Raquel Cassonatto – Diretora de Atividades Culturais, Recreativas e Sociais
Maria Luiza Vidal da Fonseca Castro Reis – Diretora de Previdência
Alexandre Apolônio Calejjas – Diretor de Assuntos Legislativos, Institucionais e Prerrogativas
Carlos Alberto Bueno – Diretor das Subsedes do Interior
Dênis Lima de Oliveira – Comissão de Contas
Paulo de Brito Cândido – Comissão de Contas
Terezinha Jesus da Rocha Milani – Comissão de Contas